61. Diário da tua ausência

Margarida Rebelo Pinto, 128p. Diário da tua ausência

A autora conhece um homem e eles se apaixonam. Até aí, tudo normal. Ela mora em Lisboa e ele em Londres. Um dia ocorre a ruptura e ela escreve essa longa carta. O título do livro já nos remete ao que vamos encontrar. Uma longa carta de amor, relembrando o que ficou na memória e todo o sentimento. O livro caminha entre as memórias e a filosofia da autora. É natural que todos filosofemos após o término de uma relação.

Eu gostei e obviamente que me encontrei em muitas filosofias e sentimentos. Nem todos gostam do formato, mas cada um com seu estilo, como sempre digo por aqui!

Não há muito o que dizer, é um clichê, mas vivemos em meio a muito clichê. Vou deixar excertos diversos.

Eu curti!

Excertos

“Hoje olho para o meu passado, esse emaranhado confuso e indistinto de recordações….”

“Espero por ti porque acho que podes ser o homem da minha vida. E espero por ti porque sei esperar, porque nos genes ou na aprendizagem da sabedoria mais íntima e preciosa, há uma voz firme e incessante que me pede para esperar por ti.”

“Há poucas relações assim. As pessoas ficam juntas pelas razões erradas; para esquecer outras pessoas, para mudar de vida, porque acham que chegou a altura de fazer o que todos esperam que se faça; casar e ter filhos. Raramente ficam juntas de uma forma livre e totalmente sincera. Raramente se unem de uma forma pura e verdadeira, por amor.”

“A ideia do amor como sinônimo de casamente, e este, um passaporte para a felicidade, tornou-se uma indústria para a música, a literatura e o cinema.”

“Somos o nosso passado e ignorá-lo ou escondê-lo é uma forma de covardia.”

“A repetição dos mesmos gestos acaba por nos impregnar deles. Tudo em mim se habituara a ele, o meu corpo, o meu coração, os meus olhos, o meu sono.”

“… talvez seja uma mulher fora do meu tempo porque continuo a esperar das relações amorosas um espírito de compromisso e de continuidade que já não reconheço nos outros.”

“… a dor da perda não diminui com a lucidez nem se dissipa na razão. A dor tem vida própria e só o tempo e a generosidade da existência a podem apagar.”

“Apaixonamo-nos para nos podermos elevar do mundo como ele é, dos seus cinismos e da sua brutalidade inevitável. O amor serve para voar por cima das coisas más.”

“O amor cega-nos com toda a sua luz e força. Sabemos que estamos cegos, só nunca sabemos o quanto essa cegueira nos pode afastar da realidade.”

“Nada ilumina melhor uma mulher do que a paixão.”

“Acredito que o amor, nas suas variadas formas, se manifesta nos pequenos gestos.”

“Quando um homem ama uma mulher, esse amor cega-o. Só pensa no momento presente, aqui e agora. Quando uma mulher se apaixona por um homem, pensa sempre no futuro, agora e sempre. Somos seres diferentes no tempo e no modo.”

“Todas as mulheres, por mais seguras e maduras que sejam, precisam que cuidem delas; precisam de se sentir protegidas, porque isso é uma manifestação de amor e as mulheres precisam, acima de tudo, de se sentir amadas.”

“O passado, por mais triste que seja, é muito mais seguro do que o presente, porque o conhecemos.”

“… a verdadeira vida é a que se constrói todos os dias, feitas de gestos, atenções e cuidados, pequenos nadas que são quase tudo.”

“Amor é muito mais do que hábito, é sobretudo tempo.”

“Quando se ama alguém tem-se sempre tempo para essa pessoa. E se sela não vem ter conosco, nós esperamos. O verbo esperar torna-se tão imperativo como o verbo respirar.”

“O tempo é o que queremos fazer dele. Assim como o é o presente, um presente que podemos desembrulhar todos os dias. E o futuro é a mistura dos dois.”

“Quando queremos estar próximos de alguém que gostamos, as palavras nunca se gastam. Como não se gastam os beijos, as mãos que se aconchegam, os corpos que se tocam, as bocas que se comem… “

“… talvez falte este tipo de amor que há tanto tempo procuro; um amor pleno, supremo e incondicional, um amor sereno e seguro que me proteja do mundo, um amor certo e firme, um amor real, em vez do mundo de sonhos em que vivo mergulhada quase desde que me conheço.”

“… as mulheres alimentam-se de amor. Não quero secar como uma velha árvore.”

“Sentia-me completa, e é na plenitude que se pode encontrar a felicidade.”

Deixe um comentário